Medidores de Energia elétrica


Presente em todas as casas e empreendimentos comerciais, os medidores de energia registram as informações de consumo das unidades. Estas informações de consumo dado em kWh (Quilo Watts por hora) servem para a concessionária de energia realizar a cobrança do total de potência consumida.

São vários os nomes dados nas mais diversas regiões do país. O mais comum talvez seja Relógio, pois os primeiros medidores eram similares à relógios de parede. Contudo nem todo mundo gosta de seu funcionamento. São inúmeras as perguntas que recebo, sobre como alterar o padrão de leitura do aparelho, ou como "driblar" a sua leitura durante um período pré-determinado.

Nesta última quarta-feira, um aluno do módulo II do curso técnico em Eletrotécnico, Gilberto Luiz Santana trouxe alguns medidores de energia usados antigamente e atualmente no sistema elétrico do estado do Pernambuco, cedidos gentilmente pela concessionária local. (vejas as fotos abaixo).

 Medidores de energia usados pela empresa CELPE

Entre as fotos temos medidores do grupo A, medidores da zona rural, e relíquias como o medidor abaixo que funcionava a partir de uma ficha, que limitava o consumo em um valor pré-determinado, o famoso pré-pago,

 Medidor pré-pago que usava ficha para liberar o consumo de energia.

Este medidor foi descontinuado pois passaram a falsificar as fichas, das mais diversas formas, inclusive por meios de fichas de gelo.

O medidor abaixo é a evolução do sistema pré-pago.

 À esquerda professor Ricardo Maia, o aluno Gilberto Luiz e à direita o professor José Tavares.

Espero que tenham gostado do tema e logo estarei postando mais informações tecnológicas.

Ricardo Maia Costa

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Retificadores (parte 1)