Retificadores (parte 1)

Os retificadores são circuitos que transformam um sinal de corrente alternada em um sinal de corrente contínua. O modelo apresentado aqui é constituido apenas por diodos semicondutores comuns à base de silício.

RETIFICADOR MONOFÁSICO DE MEIA ONDA COM CARGA RESISTIVA

Este retificador ao ser montado a partir de uma onda senoidal, elimina a parte negativa do sinal de entrada, pois essa é uma propriedade do próprio diodo - conduzir corrente em um único sentido. Veja que o desenho abaixo simboliza a montagem de um circuito (visão da prática):


Veja que usamos um Tranformador de Tensão, que converte a Tensão de Entrada (220V) em uma tensão, também senoidal, de 12 V (ligação conforme a figura). Quando a senoide está em seu semiciclo positivo (1/2 do período) o diodo fica polarizado e permite a passagem de corrente que juntamente com o resistor de 1k, formam um circuito série com a fonte de entrada.

As formas de onda estão descritas na figura abaixo:


Note que o gráfico de saída (VRL) acompanha o sinal de entrada apenas no semiciclo positivo. Por isso diz-se que há a retificação.

O valor da tensão média resultante será calculada por meio da equação abaixo:

Vdc = 0,318 x (Vmáx - Vy)

Onde: Vdc é a tensão média;
Vmáx = A tensão Máxima (tensão de Pico), calculada multiplicando a tensão rms pela raiz quadrada de 2
Vy = É a queda tensão quando o mesmo está conduzindo. Que para um dispositivo de Silicio é de aproximadamente 0,7 V e para um dispositivo de Germanio é de 0,3 V.

Veja o vídeo abaixo para ver a montagem deste retificador usando um protoboard e os respectivos componentes.



O próximo post falará de retificadores de Onda completa.

Comentários

  1. Pessoal, eu gostaria que vocês comentassem os POST para que assim eu possa melhorar. As vezes, acho que ninguém ler, nenhum tema. Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Medidores de Energia elétrica